Últimas Notícias
recent

Quadrilhas juninas Rabiscados e Apimentados encerram Arraial na AMBASS em Timbiras

Por: Hildenilson Sousa 
População assiste apresentações na AMBASS

Com apresentações que empolgaram o público presente na Associação dos Moradores – AMBASS, as quadrilhas juninas Rabiscados e Apimentados encerraram na noite dessa última sexta-feira (13) o “Arraial da Folia” do bairro São Sebastião em Timbiras. 
Quadrilha Junina Rabiscados

Centenas de timbirenses de diversos bairros prestigiaram as apresentações folclóricas das danças matutas tradicionais, em um verdadeiro show de coreografias e músicas populares, que marcaram o ritmo dos brincantes e dos expectadores no largo ao lado da antiga Estação Ferroviária. O evento foi de um pacífico e animado “duelo” entre as quadrilhas Rabiscados e Apimentados, que competiram por meio de divertidas apresentações. 
Casal Matuto: Quadrilha Apimentados

As apresentações foram julgadas por um Corpo de Jurados composto por cinco membros, que avaliaram criteriosamente os detalhes de teatro mostrados ao público pelos dançarinos. No final, saiu vencedora a quadrilha Rabiscados, que apresentou o tema “A Saga de um Vaqueiro e o Canto de um Aboio”. A segunda colocação ficou com a quadrilha Apimentados que apresentou o tema “Amor Nordestino”. 
Arraial da AMBASS 2018

As premiações foram no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais) para os vencedores, e de R$ 200,00 (duzentos reais) para a vice-campeã. A organização do evento foi coordenada pela Diretoria da AMBASS, e tendo o patrocínio voluntário do contador e produtor cultural Marcelo Pires, que esteve presencialmente no folguedo no “querido bairro”. 

O presidente da Associação dos Moradores do Bairro São Sebastião (AMBASS), Chico Lima, declarou o sentimento na realização dessa festa popular: “Agradeço às duas quadrilhas, à diretoria da AMBASS, aos patrocinadores, e principalmente à nossa comunidade. Dizemos que a AMBASS continuará trazendo atrações e outros serviços para a população do bairro de São Sebastião. Agradeço ao povo. Estamos de parabéns”, falou publicamente o líder comunitário. 
Chico Lima - Presidente da AMBASS

O produtor cultural e contador Marcelo Pires, ao entrar em contato com os expectadores, explicou a importância do resgate e da preservação dos bens culturais e do folclore timbirense: “Nós seres humanos somos movidos pela cultura, pois cultura é vida, cultura é arte. O respeito à comunidade, ao se incentivar a cultura, traz entretenimento e alegria às pessoas.” 
Produtor Cultural Marcelo Pires

A animação da festa “cabocla” foi das Radiolas J Marley e Black Roots, sob o comando dos DJ’s Eudo e Grajaú. O evento folclórico e de cultura popular movimentou o bairro Sebastião Sebastião, elevando a autoestima dos habitantes, que puderam entrar em contato com as expressões artísticas regionais e com os sabores da culinária típica, sendo sujeitos ativos do desenvolvimento social local e regional.

Hildenilson Sousa 
Pesquisador em História. Correspondente em Timbiras / MA.

Romenigue Couto

Romenigue Couto

CURIOSIDADES

Tecnologia do Blogger.