Últimas Notícias
recent

Seminário cachaça de alambique é realizado com sucesso em Santo Antônio dos Lopes - MA.

O Seminário da Cachaça de Alambique foi realizado pelo projeto Cartima por meio das instituições parceiras – Fiema/Senai, Sindibebidas/MA, Sebrae/MA e Co - realização da prefeitura do município. O evento teve inicio às 8h e contou com a presença do prefeito Bigú de Oliveira, da vice – prefeita Priscila Freitas, vereadores, secretários municipais, produtores locais e da região. Após a fala das autoridades a gestora Estadual do projeto Cartima, Oisina Aragão, falou do projeto e seus objetivos. “O seminário é uma ação que faz parte do projeto cachaça artesanal e tiquira do Maranhão, que vem sendo trabalhado de forma colaborativa entre as instituições parceiras, em prol do desenvolvimento da cadeia produtiva da cachaça no Estado, e tem como objetivo sensibilizar os produtores a contribuir com o desenvolvimento das unidades produtivas na região, através de novos processos e tecnologias de produção, que foram repassadas durante o evento através de painéis e do dialogo com especialistas por meio de palestras”, disse a gestora.
Durante todo o dia teve muita troca de informações e palestra com especialistas, a primeira foi com Mario Carneiro, consultor especialista em cachaça de alambique, que falou sobre processos de produção com qualidade sem desperdício. Déa Furtado de Oliveira, do departamento de empreendimentos e marcas, que falou da importância do registro de cada cachaça, para facilitar a comercialização e valorizar o produto. Em seguida  depoimentos de dois grandes produtores de cachaça de alambique. O senhor Jorge Fortes, da Cachaça Capotira que é de Vargem Grande e muito conhecida em nível de norte e nordeste. Depois foi a vez de Francisco da Rocha, da cachaça Lorena de Minas Gerais, medalha de prata em concurso realizado nos Estados Unidos da América.
O prefeito Bigú de Oliveira e a vice-prefeita Priscila Freitas, falaram em seus discursos,  que Santo Antônio dos Lopes tem muito potencial na produção de banana e cachaça artesanal, e que a prefeitura já vem desenvolvendo ações de fortalecimento aos produtores com melhorias de estradas, construção de pontes, assistência em saúde e educação, e que o evento com a presença de todos os produtores de cachaça do município, da prefeitura, do legislativo, representantes do Estado e demais parceiros, vai mudar a história da produção de cachaça artesanal e transformar o município numa potencia desse seguimento.

Romenigue Couto

Romenigue Couto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CURIOSIDADES

Tecnologia do Blogger.