Últimas Notícias
recent

Em Timbiras secretaria de Agricultura comemora resultados alcançados em 2021

1.100 linhas de terra gradeadas

Com uma equipe de 15 profissionais competentes, determinados e total apoio do prefeito Dr. Antonio Borba, a secretária municipal de Agricultura e Abastecimento realizou de forma exemplar no ano de 2021 o seu papel de apoiar, incentivar e promover a Agricultura Familiar no município, garantindo aos trabalhadores do setor a preparação da terra, distribuição de sementes, orientação no plantio, na colheita e compra direta da produção local por meio do Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e ainda implantou três projetos de kits de irrigação que estão em pleno funcionamento e produzindo.
Entrega de Sementes

O Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE) beneficiou de forma direta no município 27 trabalhadores da Agricultura Familiar Rural e Urbana com compras no valor de R$ 175.449,01. Já o Programa de Aquisição de Alimentos PAA – que é estadual, beneficiou oito trabalhadores cadastrados com venda direta ao estado no valor de R$ 52.209,59 por meio da secretaria municipal de agricultura, que recebe os alimentos e repassa ao Centro de Referencia da Assistência Social – CRAS que distribui para famílias em situação de vulnerabilidade social.
Compra Local

Além dos programas em funcionamento a prefeitura criou a Feira da Agricultura Familiar realizada uma vez por mês na Praça da Juventude com apoio de transporte e venda direta ao consumidor. A feira hoje é o maior evento do setor realizado na cidade garantindo espaço para a venda de produtos da Agricultura Familiar, comidas típicas, artesanato e lanches caseiros. O sucesso do evento é tamanho que em quatro edições movimentou uma média de 200 Mil Reais em vendas mostrando o resultado do apoio dado pelo município.
Compra Local

Segundo o secretário de Agricultura do município, André Rodrigues, todo o avanço da agricultura familiar em Timbiras se dá as condições dadas pelo prefeito Dr. Antonio Borba que nos deu a oportunidade de está como secretário e as condições para acolher e apoiar os agricultores. “Conforme pediu o nosso prefeito abrimos as portas da secretaria, acolhemos de verdade os nossos agricultores, fizemos uma parceria de confiança, credibilidade e os resultados estão aí, todo mundo motivado e produzindo, um exemplo disso, são os três tratores do município que só em 2021 gradearam 314 hectares de terra, o equivalente há 1.100 linhas de roça como é chamado em nossa região. Para 2022 a nossa perspectiva é de que iremos produzir muito mais, pois conseguimos cadastrar a Associação da Alegria no PROCAF para fornecer 30 mil Reais em alimentos produzidos na comunidade para o estado”, disse o secretário.
André Rodrigues - Sec. de Agricultura

Feira Agricultura Familiar

Feira Agricultura Familiar


Oze Oliveira - Coord. de Programas

Ariadna Menezes - Eng, Agrônoma 

Entrega de Sementes

Preparo de solo

Feira da Agricultura Familiar

Agenor Mendonça - Sec. Adjunto

Compra Local

Projeto Irrigação Povoado Flores

Projeto Irrigação Povoado Flores

Raimundo Filomena - Agricultor

Por:
Romenigue Couto

Romenigue Couto

Romenigue Couto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CURIOSIDADES

Tecnologia do Blogger.